Mensagem de Reflexão



Valorize o Presente para Evitar o Arrependimento Futuro

Refletindo com mais profundidade, ninguém aprecia a sensação de perda, seja em uma disputa, um romance ou mesmo um simples lápis. Contudo, frequentemente, aquele provérbio antigo se faz verdadeiro e só valorizamos algo após perdê-lo. O dilema é que não é possível retroceder e recuperar o que se foi, sobretudo quando se trata de alguém amado. Devemos atribuir importância às pessoas ao nosso redor enquanto compartilham da nossa existência. A inevitável finitude da vida muitas vezes é ignorada, vindo à tona apenas no momento do adeus. É vital ter em mente que o que passou não retorna da mesma maneira, então, desfrutar do agora é a maneira mais acertada de evitar futuros pesares. Se tiver vontade de abraçar, abrace. Se quiser dialogar, dialogue. Pode ser a última chance de vivenciar um sentimento e, com certeza, não se quer, mais tarde, sentir esse momento como perdido.

Reconhecendo o Momento de Encerrar Ciclos e Iniciar Novos Capítulos

Em certos instantes da vida, é essencial reconhecer o momento de colocar um ponto final e encerrar determinados capítulos da própria história para dar início a outros. Enquanto se mantiver voltado(a) para o passado e relendo as páginas já escritas, não será possível progredir.

Ainda que pareça complexo, há ocasiões na vida em que se deve tomar decisões e, muitas vezes, a escolha mais acertada é abrir mão de algo, porque a vida consiste muito mais na maneira como se responde ao que acontece do que nos próprios eventos.

A vida é composta por instantes, e não se deve apenas aguardar por eles, é preciso criá-los. E, se permanecer excessivamente apegado(a) ao que já passou, terminará por se fechar às novas possibilidades e experiências.

Algumas vezes, a única alternativa é fazer algo que nos causa receio. E encerrar capítulos é uma dessas ações. Mas aprenda a estabelecer pontos finais. Reconheça quando é hora de renunciar a algo. Aprenda a virar a página para iniciar um novo capítulo.

A Busca Interior pela Felicidade

Todos nós temos a sensação de estar prontos para, a qualquer instante, embarcarmos rumo à felicidade. Ninguém se detém a pensar no que deixa para trás, se tiver a visão de que, no horizonte, poderá realizar um desejo seu. Não existe quem economize esforços quando se tem a convicção de estar na trilha correta.

De fato, o desafio do ser humano não reside na ausência de vontade para lutar pelo que traz felicidade. O verdadeiro empecilho é a persistência das pessoas em canalizar suas energias na direção equivocada. É a obstinação em admirar as conquistas alheias, em focar somente em suas idealizações e esquecer que, na própria existência, já se encontram inúmeros motivos para se alegrar.

Neste dia, permita-se sentir o cheiro do café, caminhe descalço pelo lar e escute sua canção favorita. Contemple o sorriso daqueles que ama, expresse o quanto são valiosos e reflita na chance que tem de estar vivo. A felicidade, muitas vezes, reside em nós mesmos, e tudo é uma questão de perspectiva.

A Visão do Amor Verdadeiro

Contrariando o ditado, não vejo o amor como cego, mas sim como a visão mais límpida que há. O amor genuíno, aquele puro e verdadeiro, enxerga tudo e ainda assim aceita. Com amor real, tudo o mais se torna minúsculo, e os defeitinhos perdem seu peso. Afinal, existe algo mais grandioso que o amor?

O amor tem a capacidade de abraçar todas as excentricidades; ele entende nossas fragilidades e receios; sabe com precisão o lugar que ocupa em nossa existência. O amor é maduro, é consistente, é resistente.

É a paixão que realmente não vê. A paixão se esquiva do real, pois ainda não tem a força necessária para encarar o que nos desagrada no outro. A paixão é delicada e muitas vezes falha em se transformar em amor frente aos nossos chamados defeitos. O amor, por outro lado, tem a força para persistir mesmo nos momentos mais turbulentos e de mudança.

Aprendendo a Dizer Não com Dignidade

Concordar quando meu desejo é discordar é valorizar mais os outros do que a mim mesmo, é não estabelecer meus próprios limites e, por consequência, é uma forma de desrespeito a mim. É como se o que eu sinto não importasse, como se outros pudessem me sobrepujar sem consideração alguma. E eles o fazem, sem compaixão ou remorso.

Atualmente, estou aprendendo a expressar o não. Se algo não me agrada, simplesmente respondo com um não. Sem irritação ou afetação. Um não não é apenas uma recusa. É a demarcação do nosso espaço. É um direito que possuímos de escolher o que queremos ou não fazer. Isso se chama dignidade. Quando nos posicionamos com verdade, expressando nossos sentimentos, conquistamos respeito.

Zíbia Gasparetto

Nutra Amor e Emoções para uma Existência Tranquila

Desculpe, nutra amor e intensifique suas emoções;
é esse o caminho para uma existência tranquila e mais perfeita.
Nutra Amor e Emoções para uma Existência Tranquila

Pensar Antes de Falar e Agir: A Chave para Fortalecer Vínculos

Antes de se expressar, pause e pense se suas palavras não ferirão quem está ao seu lado. Antes de tomar uma atitude, considere se suas ações não frustrarão aquele que se dedica a você.

Os detalhes muitas vezes ignorados são os que podem enfraquecer ou fortalecer um vínculo. Demonstre delicadeza e empatia, fomentando assim um crescimento no amor da sua vida.

Amanhecer de Conquistas e Sorrisos

Desperta um amanhecer promissor e hoje sinto uma certeza vibrante de que tudo se alinhará. Sonhos serão tecidos e com determinação os tornaremos realidade.

Alegrias serão partilhadas com afeto, e declarações amorosas murmuradas para corações enamorados ouvirem.

Bom dia! Celebre as maravilhas já presentes em sua vida, e aquilo que sentir que ainda falta, vá em busca e empenhe-se com fervor para alcançar!

A união do sonho com a força de vontade torna tudo alcançável. Que seu dia seja repleto de beleza!

A Essência do Explorador

Mantenha-se sempre explorador.
Nunca se permita esquecer que
a existência é dos que buscam.
Não é dos que se ancoram;
É dos que se movem com o rio.
Não seja um lago contido,
flua incessante como um rio.

Osho

Reflexão e Fé na Sexta-Feira Santa

Hoje é a ocasião perfeita para elevar preces, para rememorar o sacrifício e a jornada de Jesus ao céu. Nesta Sexta-Feira da Paixão, a reflexão sobre o julgamento deve permear nossas mentes.

É momento de aprimorar nosso futuro revendo as lições do passado. Em dois dias, a comemoração muda de tom, mas requer as mesmas meditações. No período pascal, desfrute dos chocolates, mas com a convicção de um porvir mais autêntico e alegre, sustentado na fé nas palavras do Senhor.

Um Chamado à Paz: A Dor de um Mundo Dividido

O planeta poderia ser outro,
Se a verdadeira felicidade fosse conhecida por todos.
Seria um lugar de mais sorrisos,
Mais apreciado.
Enquanto uns batalham contra o relógio
Para manter o sopro da vida,
Há quem brinque com a existência
E encontre na proximidade da morte
Sua mais estranha alegria...
A esperança se mostra mais potente
Que os males devastadores.
A ignorância transforma a dor em contentamento.
Tudo poderia ser distinto
Se o significado de viver em harmonia fosse claro.
A paz é a vida transbordando felicidade.
A paz se perdeu pela ignorância alheia.
Esses desentendidos da existência
Levam-nos a ceder perante o caos,
Esmagando as escassas esperanças que sobram...
Como podem filhos da mesma essência
Ser tão díspares?
A carência de amor de muitos
Abate os que ainda procuram
Pela serenidade...
É um embate,
Da ignorância contra a tranquilidade.
Entregue-se à paz,
Desconsidere a ignorância pela vida,
Pois se todos se posicionarem
Na plateia da existência
Aplaudindo pela harmonia,
O mundo pode, sim,
Mudar...

Reflexões de uma Mula Vaidosa

Uma mula, sempre folgada, por não trabalhar e ainda assim ganhar generosas quantidades de milho como ração, vivia orgulhosa dentro do curral. Era toda vaidosa, e comportava-se como se fosse o mais importante animal do grupo. E confiante, falava consigo mesma:

Sinto orgulho, pois meu pai com certeza foi um grande e belo raça pura. Herdei todo seu espírito, graciosidade, resistência e beleza.

Pouco tempo depois, ao ser levada a uma longa marcha, como um simples animal de carga, cansada de tanto caminhar, exclama desconsolada:

Talvez tenha cometido um erro de avaliação. Meu pai, pode ter sido apenas um simples burro de carga.

Moral da História: Ao desejar ser aquilo que não somos, estamos plantando dentro de nós a semente da frustração.

Equilíbrio na Corda da Vida

A existência, por vezes, é semelhante a um fio de equilíbrio. É essencial manter a leveza e a determinação para evitar a queda. Se o mundo parecer intimidador, se os trajetos se mostrarem escuros e arriscados, avance um passo de cada vez. Observe atentamente o caminho, e só mova o pé quando se sentir estável.

Mesmo com as tempestades que a vida possa trazer, permaneça resiliente, permita-se dobrar, mas não permita que se parta. A estabilidade, frequentemente, nasce da capacidade de ser flexível. É necessário muito equilíbrio emocional e discernimento para se manter constantemente equilibrado, já que em muitos momentos parece que todas as energias do cosmos estão tentando nos derrubar.

E se, porventura, em algum instante da jornada você perder a estabilidade, inspire profundamente, recupere o ânimo e a força e levante-se. São com as quedas que aprendemos a cair, a nos erguer com mais agilidade e a nos estabilizar novamente. O essencial é continuar buscando sempre o equilíbrio.

Renascimento Sob o Sol Eterno

Partirei
Do refúgio que construí
Exausto
De cada dor que não finda
e não retorna jamais

Para reinar
Na terra em que confiei
Contente
Remodelei o universo
Com a visão do coração...

Ao revelar
Que finjo ser melancólico
Ao admitir
Que a pureza persiste
ela nunca partiu
ela nunca partiu...

Haverá sempre um espaço ao sol
E o espectro que me guia
Há sempre estio para aquecer a paixão
Germinar a semente...
Haverá sempre um espaço ao sol
E o espectro que me guia
Há sempre estio para aquecer a paixão
Germinar a semente
Propiciar meu renascer
renascer
renascer...

Na detenção
Criada pela fantasia
Descobri
O segredo e desdobrei as asas para me libertar...

Ao revelar...

Encontre Força na Fé: A Confiança que Transforma Desafios em Vitórias

Mantenha sua confiança em Deus durante todo o dia, mesmo diante de adversidades e quando a desistência parecer o único caminho.

Acredite na força que somente Ele pode conceder e acolha essa graça singular que lhe capacitará a alcançar o que parece inalcançável.

Com o Senhor, o Arquiteto do Universo, ao seu lado, não há motivos para hesitar ou temer. Abraçe a esperança de que Deus atuará em seu benefício e prossiga com firmeza.

Conquista: A Essência da Realização Pessoal

Não é raro que as coisas desviem do curso desejado. Muitas vezes, falta justiça, falta equidade. A vida, na sua essência, é um instante, uma fase em que todos buscam se realizar, alcançar felicidade, viver em harmonia!

Mas é preciso entender que cada conquista demanda dedicação, vigor e ousadia. É por essa razão que apenas os valentes, os destemidos, alcançam suas metas. Não se pode temer as transformações; são elas que moldam o triunfo. Sem temores, ouse e transforme tudo o que não está certo em si, no seu entorno!

A Força da União e a Beleza das Imperfeições

Nenhuma pessoa é perfeita em tudo. Somos entes singulares com nossas qualidades distintas, mas também com nossas falhas, que se tornam evidentes quando estamos isolados.

No entanto, quando as pessoas se unem e cooperam, as forças de algumas suplantam as fraquezas de outras, e a chance de atingirem juntas seus objetivos se eleva consideravelmente.

Importante é não almejar ser o melhor isoladamente, mas sim ter o desejo de fazer parte do grupo dos que triunfam.

Ofereça o Anseio do Mundo

Ofereça ao mundo o que anseia dele.
Ofereça o Anseio do Mundo

Leitura: Navegação pelo Mundo Interior e Exterior

Explorar o mundo é a mais grandiosa das jornadas,
E a mais profunda expedição é a que fazemos para o nosso interior.
A maneira mais cativante de navegar por essa viagem é através da leitura,
Pois um livro nos ensina que a existência é o maior romance já escrito,
Mas de pouco serve para quem não tem a habilidade de ler nas linhas ocultas
E perceber o que está além das palavras expressas...

Augusto Cury

A Ilusão e a Realidade do Caminho Traçado

Não proclamei que seguiria cada passo teu, mas concedi-te a luz para que encontres tua própria trilha. Não prometi que teu caminho seria apenas de risos, mas fortaleci teu ânimo para enfrentares as adversidades. Não te enchi os bolsos de ouro, mas te dotei de habilidades para que a prosperidade seja uma conquista tua.

Não assegurei que terias uma família sempre mansa e cordata, mas incuti em ti a paciência para a convivência. Não te entreguei um universo sem conflitos, mas te dei uma voz ativa para disseminar a paz. Não te fiz imune à mesquinhez alheia, mas partilhei contigo o pão para que o compartilhes.

Não te blindei dos excessos, mas te ofereci sabedoria para escolheres o que te edifica. Não te rodeei apenas de amigos leais, mas te capacitei com o dom da empatia e do perdão. Não te prometi uma vida sem enfermidades, mas te toquei com a fé que cura.

Não prometi guardar cada pensamento teu, mas te dei o discernimento para que os seleciones. Não te assegurei triunfos ou aplausos, mas plantei em ti dons para que os alcances. Não te livre de possíveis desilusões, mas te dei a intuição para desvendar segundas intenções.

Não te iludi dizendo que serias amado por todos: eu te assegurei que meu amor por ti seria eterno e sem condições. Não te garanto o mundo, mas te afirmo: tudo que posso te ofertar, te será dado, contanto que faças a tua parte.
  • Anterior
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • Próxima