Consciência e Linguagem: Reflexões da Condição Humana por Marx
São os homens os produtores das suas representações, das suas ideias, etc.; mas os homens reais agentes, tais como são condicionados por um desenvolvimento determinado das suas forças produtivas e das relações que lhes correspondem. (...) A consciência não pode ser coisa diversa do ser consciente e o ser dos homens é o seu processo de vida real.
(...) Desde o início que pesa uma maldição sobre «o espírito», a de estar «manchado» por uma matéria que se apresenta aqui sob a forma de camadas de ar agitadas, de sons, de linguagem em suma. A linguagem é tão velha quanto a consciência - a linguagem é a consciência real, prática, existente também para outros homens, existente também igualmente para mim mesmo pela primeira vez, e, tal como a consciência, a linguagem só aparece com a necessidade, a necessidade de comunicação com os outros homens. (…) A consciência é portanto, desde início, um produto social, e assim sucederá enquanto existirem homens em geral.
(Karl Marx)
(Citador)
(...) Desde o início que pesa uma maldição sobre «o espírito», a de estar «manchado» por uma matéria que se apresenta aqui sob a forma de camadas de ar agitadas, de sons, de linguagem em suma. A linguagem é tão velha quanto a consciência - a linguagem é a consciência real, prática, existente também para outros homens, existente também igualmente para mim mesmo pela primeira vez, e, tal como a consciência, a linguagem só aparece com a necessidade, a necessidade de comunicação com os outros homens. (…) A consciência é portanto, desde início, um produto social, e assim sucederá enquanto existirem homens em geral.
(Karl Marx)
(Citador)
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Equívocos são comuns a todos.
Mas é preciso índole para aceitar a falha.
Isso torna a jornada humana mais interessante.
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Não é merecido enfrentar a desilusão tão de perto. Não parece correto se doar e acreditar em alguém que, no fim, vai nos ferir. Mas é assim a vida: é preciso arriscar um pedaço de si mesmo.
Não é merecido enfrentar a desilusão tão de perto. Não parece correto se doar e acreditar em alguém que, no fim, vai nos ferir. Mas é assim a vida: é preciso arriscar um pedaço de si mesmo.
Alvorada de Reflexões
A aurora se apresenta;
O astro rei espreita no confim;
Agitação interna me consome
pela dúvida do que virá a mim;
É como se de repente o mundo ao redor
perdesse toda sua razão de ser.
Lágrimas brotam,
e a causa me foge ao entender.
Observo aves em voo sereno,
parecem ter clareza em sua demanda
e no achado de seu destino;
Indago-me sobre
meus anseios e onde os encontrar.
As aves sumiram no céu,
e eu me afundo em reflexões.
Que convicção posso ter
nesta imensa confusão?
O que me garante que
estou de fato vivo e não extinto?
Parece haver um véu
que o sol acaba de transpor.
Poderei eu levantá-lo e espiar
o que se desenrola ali
e qual cena se projeta em minha existência?
Viver sem respostas
a essas indagações é angustiante;
ignorar o roteiro do filme que envolve
minha existência é triste e causa dor.
Então, qual deve ser meu ato?
Sentar e aguardar o desenrolar dos eventos? Jamais!
É essencial que eu mesmo elabore
o roteiro do filme que almejo para minha vida
e certamente voarei livre como as aves!
O astro rei espreita no confim;
Agitação interna me consome
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É como se de repente o mundo ao redor
perdesse toda sua razão de ser.
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Indago-me sobre
meus anseios e onde os encontrar.
As aves sumiram no céu,
e eu me afundo em reflexões.
Que convicção posso ter
nesta imensa confusão?
O que me garante que
estou de fato vivo e não extinto?
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Poderei eu levantá-lo e espiar
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e qual cena se projeta em minha existência?
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a essas indagações é angustiante;
ignorar o roteiro do filme que envolve
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Então, qual deve ser meu ato?
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É essencial que eu mesmo elabore
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Reflexões sobre a Necessidade de Mudança
Mudar raramente é um processo simples. O primeiro passo para impulsionar qualquer mudança na vida é reconhecer e tomar consciência de sua essencialidade, compreendendo que, de alguma forma, sua qualidade de vida pode estar sendo afetada.
Quando se trata de alterar algo em nós, já é desafiador. Mas tentar modificar algo em outra pessoa é ainda mais complexo. As mudanças devem surgir internamente. Não é justo impor que alguém mude por nós; o que podemos fazer é expressar o que nos desagrada no outro. Se essa pessoa perceber que a mudança é benéfica por um motivo maior, tudo bem. Do contrário, forçar a mudança por uma vontade pessoal é um ato de imposição.
Nem sempre o que nos irrita nos outros representa um defeito real. Frequentemente, o que rotulamos como falha é apenas algo que não nos convém, enquanto as qualidades são o que nos cativa. Por isso, é preciso cautela com críticas e imposições, respeitando a singularidade alheia. Desejar mudar o próximo é tentar esculpi-lo conforme nossas expectativas e critérios.
Quando se trata de alterar algo em nós, já é desafiador. Mas tentar modificar algo em outra pessoa é ainda mais complexo. As mudanças devem surgir internamente. Não é justo impor que alguém mude por nós; o que podemos fazer é expressar o que nos desagrada no outro. Se essa pessoa perceber que a mudança é benéfica por um motivo maior, tudo bem. Do contrário, forçar a mudança por uma vontade pessoal é um ato de imposição.
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